Home » , » Secretária de Saúde realiza primeira cirurgia de Pterígio na cidade de Lavras da Mangabeira

Secretária de Saúde realiza primeira cirurgia de Pterígio na cidade de Lavras da Mangabeira


Foi realizado pela primeira vez na cidade de Lavras da Mangabeira nesta última Quarta-Feira (14) nas dependências do Hospital São Vicente Ferrer, as cirurgias para Pterígio, foram realizados 18 atendimentos cirúrgicos, todos realizados pelo Médico Oftamologista Dr. João Talvane Diniz.

A revisão e a próxima triagem está marcada para o dia 28 desse mês no PSF Sede III (Posto da Boa Vista).

Lista dos pacientes que foram atendidos:
- Damiana Alves
- João Batista
- Joana Ferreira
- Liduina Pereira
- Rivanda Beserra
- Manuel Missias
- Manoel Irapuan
- Cridenor da Silva
- Maria Ribeiro (2 cirurgias)
- Maria Duarte
- Emilia Pessoa
- Damiana de Souza
- Josemeire Lina
- Francisca Débora
- Roza Zilma
- Damião Geraldo
- Luiz Laércio



Entenda sobre o Pterígio:

Pterígio  é uma membrana fibro-vascular (popularmente conhecida como “carne no olho”) que surge sobre a córnea. Esta membrana é semelhante à conjuntiva, que é a membrana encontrada sobre a esclera e a parte interna das pálpebras.

Normalmente, o pterígio encontra-se localizado no canto interno dos olhos, mas também pode aparecer no canto externo. Embora esta lesão não apresente etiologia infecciosa, pode afetar a visão.Sua causa não foi completamente elucidada, mas é sabido que fatores genéticos, juntamente com fatores ambientais podem favorecer o surgimento do pterígio. Dentre os fatores ambientais encontra-se a exposição ao sol, poeira e vento. Os raios ultravioletas e a irritação crônica do olho aparentemente exercem um importante papel na etiologia do pterígio.A córnea é uma membrana transparente localizada na superfície do globo ocular e não apresenta vasos sanguíneos nem opacidades, o que possibilita a passagem da luz através dela. Já no caso do pterígio, a membrana que alastra-se para a córnea, apresenta vasos sanguíneos e tecido fibroso, podendo dificultar assim a visão, por tornar a córnea opaca (leucoma) e causar a distorção da curvatura desta (astigmatismo).
Como manifestação clínica, o pterígio, além de dificultar a visão, apresenta prurido, sensação de areia nos olhos, fotofobia, lacrimejamento e hiperemia ocular.
A progressão dessa afecção normalmente é lenta, levando anos, até acometer a superfície corneana. Certas vezes, ela pode ser mais veloz, comprometendo a visão, levando desconforto ao paciente; em outros casos, o pterígio estabiliza-se depois de desenvolver-se por um certo período, podendo manter o mesmo tamanho por muito tempo.
O tratamento da ardência e hiperemia ocular deve ser feito utilizando-se colírios adequados. Todavia, estes não apresentam a capacidade de fazer o pterígio regredir, sendo que o único tratamento comprovadamente eficaz é a remoção cirúrgica. Existem diversas técnicas cirúrgicas, sendo que algumas delas, consideradas melhores, reduzem o risco de recidiva.








Link do album:
http://www.flickr.com/photos/100300535@N02/sets/72157635078876497/

Fonte Secretária Municipal de Saúde de Lavras da Mangabeira/CE









Tecnologia do Blogger.

Posts Populares

RECADOS

Tempo

 
Support : Roberto Nunes | Your Link | Your Link
Copyright © 2013. Secretaria Municipal de Saúde de Lavras da Mangabeira - CE - All Rights Reserved
Rua Coronel Raimundo Augusto, s/n - Centro - Lavras da Mangabeira/CE
Tel/Fax.: (88) 3536-1623
email: saudelavrasce@yahoo.com.br